Festival de arte em Alagoinhas Bahia
- Comunicação Caese
- 8 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Alagoinhas participou de um evento mundial na Semana Mundial da Criatividade e Inovação da ONU, que terminou no dia 21 de abril. O evento contou com a presença de artistas e profissionais de múltiplas áreas e foi organizado pela Fundação José Antônio Gomes dos Santos (FUNJAGS) e pelo Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação (CAESE).
O evento esteve conectado a uma comunidade mundial dedicada a incentivar e capacitar a criatividade diária e a aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade e da inovação em todos os aspectos do desenvolvimento humano.
O Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação trabalha em projetos de fomento à inovação e apoia o desenvolvimento de indústrias criativas porque reconhece que esse é um setor altamente transformador da economia mundial. Segundo a ONU, a cultura é um componente essencial do desenvolvimento sustentável e representa uma fonte de identidade, inovação e criatividade para o indivíduo e a comunidade. Ao mesmo tempo, a criatividade e a cultura têm um valor não monetário significativo que contribui para o desenvolvimento social inclusivo, para o diálogo e a compreensão entre os povos.
O encontro foi marcado por uma organização consciente do potencial que essa parceria pode ter no fortalecimento das indústrias criativas em Alagoinhas, proporcionando o crescimento econômico e a criação de emprego, ao mesmo tempo que expande as oportunidades para todos, incluindo as mulheres e os jovens. Afinal, a criatividade e a inovação humanas, tanto a nível individual como coletivo, foram as molas impulsionadoras da evolução humana. Por isso, simbolicamente o Dia Mundial da Criatividade e Inovação (#WCID) é comemorado seis dias após o aniversário de Leonardo da Vinci e um dia antes do Dia Internacional da Mãe Terra. É uma forma de dizer que a criatividade e inovação são as nossas ferramentas para vencermos o desafio de construir um mundo mais sustentável e resiliente.
O evento aconteceu na sede da Fundação em Alagoinhas e contou com a produção de uma pintura ao vivo, dança, música, pré-lançamento do clip musical do cantor e compositor Zé Neto e uma palestra reflexiva da Dra. Marília Gomes "Por que a criatividade importa na construção de uma vida saudável?" e fez parte da conexão do Centro de Altos Estudos, tanto no Brasil quanto na França, para acelerar os ODS da ONU e conectar ações de instituições e pessoas que buscam contribuir para a construção de um mundo melhor para as pessoas e para o planeta, com redes globais, como é o caso deste evento em Alagoinhas que está conectado a Fundação criada em Toronto no Canadá que é apoiada pela Unesco e que celebra o Dia Mundial da Criatividade e Inovação (#WCID) em mais de 160 países.









Comentários